Conteúdo escrito por Karen Pereira
Uma revisão de escopo foi conduzida por pesquisadores da QUT a fim de explorar a associação da solidão com o comportamento alimentar e descobriram que o isolamento social pode estar associado a uma dieta pobre em nutrientes.
Após a pandemia da Covid-19, o isolamento social e a solidão estão apresentando evidências de resultados prejudiciais à saúde, tornando-se um problema de saúde pública, o que traz a necessidade de mais pesquisas para entender melhor a associação entre o comportamento alimentar e a solidão ou isolamento social.
A fim de fazer um mapeamento dos estudos existentes, os pesquisadores analisaram 27 estudos quantitativos, sendo 8 em contexto de lockdown devido à pandemia da Covid-19, e 3 qualitativos. Os estudos sugeriram que, independentemente do motivo do isolamento social, a solidão influencia o comportamento alimentar deficitário.
Não foram encontradas evidências causais, porém alguns fatores devem ser observados:
• Alimentação emocional: Frente a emoções negativas, as pessoas tendem a escolher alimentos mais palatáveis, que costumam ser ricos em energia e pobres em nutrientes.
• Comensalidade: Sair para comer com outras pessoas traz conexão social, favorecendo uma melhor alimentação e ingestão de nutrientes.
• Restrição alimentar: Pode dificultar o relacionamento com outros indivíduos, levando à solidão.
• Além disso, pessoas que vivem isoladas socialmente costumam ter uma alimentação pouco diversificada, com baixa ingestão de frutas, vegetais e peixes.
Apesar do estudo ter sido baseado em países de alta renda e ainda serem necessário dados acerca de outras amostras populacionais, os resultados se mostraram relevantes principalmente para nós, profissionais da saúde, destacando a necessidade de considerar o impacto que a solidão e/ou o isolamento social pode influenciar no comportamento alimentar e de como o uso da comida pode ser usado para aliviar a solidão, abrindo uma nova possibilidade do olhar clínico.
Neuroscience News. (2024, February 13). Loneliness Linked to Negative Eating Behaviors. Retrieved from Neuroscience News website: https://neurosciencenews.com/loneliness-diet-psychology-25611/
Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Treinamento de resistência cerebral combate declínio relacionado à idade
-
A ideia de "lutar ou fugir" ignora a beleza do que o cérebro realmente faz
-
Suas preferências de filmes podem revelar como seu cérebro processa emoções
-
O que é TEPT complexo e como ele se relaciona com o transtorno de personalidade borderline?
-
Diagnóstico Diferencial entre TDAH e TPB
-
Comentários sobre aparência nas redes sociais e insatisfação corporal
-
Flexibilidade na Fidelidade em Psicoterapia
-
Vieses Cognitivos: parte 5
-
Vieses Cognitivos: parte 4
-
Companheiros de inteligência artificial combatem a solidão
-
Treinamento cerebral em crianças não mostra benefícios para a vida real
-
Expressões faciais são essenciais para laços sociais fortes