Julio Gonçalves

Realidade Virtual para pacientes com Esquizofrenia

Conteúdo escrito por Júlio Gonçalves

Um estudo recente investigou os efeitos da Realidade Virtual (RV) no tratamento de pacientes com esquizofrenia, especificamente aqueles que apresentam déficits motivacionais e baixa adesão ao tratamento

Os pesquisadores desenvolveram um novo método de treinamento baseado em RV para interação e cognição social, chamado RV-SCIT, e compararam sua eficácia com a intervenção SCIT tradicional.

A amostra do estudo consistiu em 87 participantes diagnosticados com esquizofrenia, divididos em dois grupos: um grupo recebeu o tratamento RV-SCIT e o outro grupo recebeu o tratamento TR-SCIT (SCIT tradicional)

Os resultados mostraram que o RV-SCIT teve uma adesão ao tratamento maior do que o TR-SCIT, o que pode ser atribuído, em parte, ao seu design gamificado e imersãoCertamente, isso tem a ver com a proximidade do contexto, ou seja, quanto mais a exposição é próxima da realidade, maior é o repertório desenvolvido.

 Ambos os grupos apresentaram melhorias estatisticamente significativas nos domínios da percepção emocionalmetacogniçãoviés de atribuição hostil e funcionamento social desde o início do estudo.

Além disso, o RV-SCIT mostrou uma vantagem em relação ao TR-SCIT no que diz respeito à melhora da percepção emocional e metacognição, e essa diferença pode estar relacionada ao treinamento mais intenso e imersivo proporcionado pela RV-SCIT. 

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado sucesso nas intervenções de realidade virtual em outras configurações para avaliar e melhorar sintomas e resultados funcionais na esquizofrenia, o que indica que a RV pode ser uma opção útil como tratamento independente ou complementar para pacientes com esquizofrenia e outras doenças psicóticas.

Os autores sugerem que o programa SCIT, incluindo o formato baseado em RV, deve ser incorporado às intervenções clínicas de rotina para pacientes com esquizofrenia, embora ressaltem que esses resultados são preliminares e que mais pesquisas sejam necessárias. 

Viu? RV não é só para joguinhos!

Shen, Z. H., Liu, M. H., Wu, Y., et al. (2022). VR based social cognition and interaction training for patients with schizophrenia: a preliminary efficacy study. Frontiers in Psychiatry, 13. https://doi.org/10.3389%2Ffpsyt.2022.1022278

Kuntz, L. (2022). VR for Patients With Schizophrenia. Psychiatric Times. https://www.psychiatrictimes.com/view/virtual-reality-for-patients-with-schizophrenia/

Júlio Gonçalves

Psicólogo e Supervisor

Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!

COMPARTILHE

Leia Mais

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima