A resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente de eventos adversos e estressantes – o que é particularmente importante em face de desafios globais, como a pandemia COVID-19 e as mudanças climáticas.
A promoção da resiliência é fundamental para a saúde mental e o bem-estar das pessoas em todo o mundo e vale destacar, também, a importância da inclusão e da equidade na promoção da resiliência.
O que isso significa? Que as pessoas que enfrentam desigualdades sociais, econômicas e políticas podem ter menos recursos para lidar com eventos estressantes e, portanto, precisam de apoio adicional para promover a resiliência.
Por isso, o autor destaca a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a um novo movimento global, chamado COP2, em promoverem a “Global Race to Resilience”, uma campanha global cujo objetivo é mobilizar esforços para construir comunidades e economias mais resistentes e sustentáveis, capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros.
A campanha envolve governos, empresas e a sociedade civil, visando à criação de políticas e investimentos em infraestrutura e tecnologia, além de estimular ações individuais para aumentar a resiliência pessoal.
A construção de um mundo mais resiliente depende não apenas de grandes esforços coletivos, mas também da promoção da resiliência individual!
Belkin, G. (2023). Mental Health and the Global Race to Resilience. Psychiatric Times. https://www.psychiatrictimes.com/view/mental-health-and-the-global-race-to-resilience
Climate Champions. (2022). Race to resilience: catalysing a step-change in global ambition to build the resilience of 4 billion people by 2030. Climate Champions. https://climatechampions.unfccc.int/race-to-resilience-launches/
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!