
Conteúdo escrito por Jennifer Craco
A privação de sono tem consequências que vão muito além de nos deixar cansados no dia seguinte. Em uma extensa pesquisa, a American Psychological Association sintetizou mais de 50 anos de estudos sobre privação de sono e humor, o que envolveu 5.715 participantes e proporcionou alguns achados de muita relevância. Os dados de 154 estudos nos informam que a redução do sono leva à diminuição de emoções positivas e ao aumento dos sintomas de ansiedade. Um dado ainda mais alarmante é que não necessariamente precisa-se de um longo período com uma perda de sono acentuada – na verdade, curtos períodos sem sono adequado já são suficientes para afetar o humor e nossas respostas emocionais.
Não é segredo para ninguém que vivemos em uma sociedade privada do sono. Os jovens têm dormido menos por conta do uso de telas (vide o conteúdo que já publicamos aqui) e os adultos se veem, muitas vezes, obrigados a trabalhar durante a noite. Agora, nos deparamos com fortes evidências de que a qualidade e a quantidade do nosso sono estão relacionadas ao funcionamento emocional humano.
Os pesquisadores dos 154 estudos analisados descobriram, no geral, que perturbações noturnas do sono, longos períodos de vigília e redução do tempo de sono resultaram em menos emoções positivas, como contentamento, alegria e felicidade – mas aumentaram sintomas de ansiedade, como uma maior frequência cardíaca, e preocupações mais presentes.
Por outro lado, achados para sintomas de depressão e emoções negativas como tristeza e estresse foram menos consistentes. Ademais, uma das limitações da pesquisa é que a maioria dos participantes dos estudos eram jovens adultos, com uma idade média de 23 anos; sabe-se que os padrões de sono mudam conforme a faixa etária.
Por fim, as implicações desse estudo são consideráveis, tendo em vista a relação de nossa sociedade com o sono. Você imaginava que a questão do sono influenciasse até mesmo nossas emoções?
Winerman, L. (2023, December 21). Sleep Deprivation’s Toll on Emotions. Neuroscience News. https://neurosciencenews.com/sleep-deprivation-emotion-25389/

Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Rastreamento do Autismo em adultos
-
Intencionalidade suicida e Plano de Segurança
-
Diagnóstico Diferencial entre TB e TPB
-
Diferenças entre Depressão Unipolar e Depressão Bipolar
-
Exposição interoceptiva em psicoterapia
-
Escala de Ajustamento Diádico
-
Como o cérebro codifica o tempo e as experiências
-
Déficits de atenção em adolescentes sinalizam maior risco de uso de substâncias
-
Por que nossos cérebros preferem recompensas em vez de hábitos?
-
A fadiga mental desencadeia mecanismos cerebrais compensatórios
-
Mecânica da respiração e a ansiedade
-
Passos para a Exposição Imaginada