Embora os palhaços sejam geralmente associados à diversão e a risadas, muitas pessoas sentem um medo intenso e inexplicável em relação a eles – e a autora do artigo explora algumas ideias sobre por que isso acontece.
Uma das teorias mais comuns é a noção de que o medo de palhaços é uma forma de coulrofobia: ou seja, uma reação a estímulos visuais desconhecidos e incomuns.
O rosto pintado de um palhaço, com suas feições exageradas, pode ser interpretado pelo cérebro como uma ameaça ou um sinal de perigo. Outra forma de entendermos a situação é que o medo de palhaços pode ser devido a experiências traumáticas na infância, em que uma pessoa teve um encontro negativo com um palhaço ou o viu em uma situação assustadora em algum filme, por exemplo.
A cultura popular também contribuiu (e muito!) para a perpetuação do medo de palhaços, com filmes como “It: A Coisa” e a disseminação midiática do caso do serial killer John Wayne Gacy, que se vestia como um palhaço para atrair suas vítimas.
Tyson, P. J., Davies, S. K., Scorey, S., & Greville, W. J. (2023). Fear of clowns: An investigation into the aetiology of coulrophobia. Frontiers in Psychology, 14, article 1109466. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1109466
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!