Julio Gonçalves

Mergulho profundo na música: o elixir emocional que negligenciamos

Conteúdo escrito por Jennifer Craco

A música acompanha o dia a dia de muita gente. Seja no trânsito, enquanto o rádio permanece ligado, seja na academia, como forma de motivação para o treino – mas são raros os momentos em que escolhemos a música como nossa atividade central, e não como um ruído de fundo para outras coisas do nosso cotidiano.

Porém, o foco intenso na música pode desencadear respostas emocionais poderosas, resultando em benefícios terapêuticos significativos. É isso que concluiu uma pesquisa liderada pela Dra. Amanda Krause, professora de psicologia na Universidade James Cook: os pesquisadores entrevistaram aproximadamente 190 participantes e analisaram suas respostas emocionais enquanto eles ouviam música em um estúdio mal iluminado por cerca de 50 minutos. 

experiência “Listen Up” do Indigo Project, uma organização de saúde mental em Sydney, revelou que a concentração profunda na música pode evocar uma ampla gama de emoções, tanto negativas quanto positivas. Os participantes descreveram as sessões musicais como “jornadas catárticas”, culminando em sentimentos de paz e calma. Houve um aumento de humor e uma redução nos níveis de estresse e excitação após a participação na experiência…

…mas não em todo mundo! Embora tenha sido observada uma ampla gama de respostas emocionais, algumas pessoas relataram a experiência como emocionalmente desafiadora e fisicamente desconfortável. Por isso, o estudo ainda ressalta a necessidade de explorar mais a fundo os aspectos terapêuticos e as variações individuais nas reações à audição concentrada de música.

Por fim, os resultados indicam possíveis benefícios emocionais e para a saúde mental por meio da audição concentrada de música. Essa abordagem incomum no cenário musical atual oferece oportunidades para experiências significativas e destaca a possibilidade de melhorar o bem-estar ao incorporar técnicas focadas de audição musical.

Agora você tem mais um motivo para colocar esses fones de ouvido, hein?

Krause, A. E., Pardon, M., Men Thi Hoang, & Lucano, R. (2023). Listen Up: A case study examination of focused listening. Musicae Scientiae. https://doi.org/10.1177/10298649231203628

Neuroscience News. (2023a, October 28). Music’s Deep Dive: The Emotional Elixir We’ve Overlooked. Neuroscience News. https://neurosciencenews.com/music-emotion-catharsis-25116/

Júlio Gonçalves

Psicólogo e Supervisor

Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!

COMPARTILHE

Leia Mais

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima