Conteúdo escrito por Jennifer Craco
A música acompanha o dia a dia de muita gente. Seja no trânsito, enquanto o rádio permanece ligado, seja na academia, como forma de motivação para o treino – mas são raros os momentos em que escolhemos a música como nossa atividade central, e não como um ruído de fundo para outras coisas do nosso cotidiano.
Porém, o foco intenso na música pode desencadear respostas emocionais poderosas, resultando em benefícios terapêuticos significativos. É isso que concluiu uma pesquisa liderada pela Dra. Amanda Krause, professora de psicologia na Universidade James Cook: os pesquisadores entrevistaram aproximadamente 190 participantes e analisaram suas respostas emocionais enquanto eles ouviam música em um estúdio mal iluminado por cerca de 50 minutos.
A experiência “Listen Up” do Indigo Project, uma organização de saúde mental em Sydney, revelou que a concentração profunda na música pode evocar uma ampla gama de emoções, tanto negativas quanto positivas. Os participantes descreveram as sessões musicais como “jornadas catárticas”, culminando em sentimentos de paz e calma. Houve um aumento de humor e uma redução nos níveis de estresse e excitação após a participação na experiência…
…mas não em todo mundo! Embora tenha sido observada uma ampla gama de respostas emocionais, algumas pessoas relataram a experiência como emocionalmente desafiadora e fisicamente desconfortável. Por isso, o estudo ainda ressalta a necessidade de explorar mais a fundo os aspectos terapêuticos e as variações individuais nas reações à audição concentrada de música.
Por fim, os resultados indicam possíveis benefícios emocionais e para a saúde mental por meio da audição concentrada de música. Essa abordagem incomum no cenário musical atual oferece oportunidades para experiências significativas e destaca a possibilidade de melhorar o bem-estar ao incorporar técnicas focadas de audição musical.
Agora você tem mais um motivo para colocar esses fones de ouvido, hein?
Krause, A. E., Pardon, M., Men Thi Hoang, & Lucano, R. (2023). Listen Up: A case study examination of focused listening. Musicae Scientiae. https://doi.org/10.1177/10298649231203628
Neuroscience News. (2023a, October 28). Music’s Deep Dive: The Emotional Elixir We’ve Overlooked. Neuroscience News. https://neurosciencenews.com/music-emotion-catharsis-25116/
Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Treinamento de resistência cerebral combate declínio relacionado à idade
-
A ideia de "lutar ou fugir" ignora a beleza do que o cérebro realmente faz
-
Suas preferências de filmes podem revelar como seu cérebro processa emoções
-
O que é TEPT complexo e como ele se relaciona com o transtorno de personalidade borderline?
-
Diagnóstico Diferencial entre TDAH e TPB
-
Comentários sobre aparência nas redes sociais e insatisfação corporal
-
Flexibilidade na Fidelidade em Psicoterapia
-
Vieses Cognitivos: parte 5
-
Vieses Cognitivos: parte 4
-
Companheiros de inteligência artificial combatem a solidão
-
Treinamento cerebral em crianças não mostra benefícios para a vida real
-
Expressões faciais são essenciais para laços sociais fortes