
Macacos também buscam experiências alucinógenas de maneira voluntária – é isso que sugere um novo estudo publicado na revista Biology Letters.
Os pesquisadores analisaram um grupo de macacos vervet no Caribe, onde algumas árvores produzem frutos com alto teor de álcool.
Eles observaram que os macacos procuravam ativamente os frutos fermentados e consumiam abundantemente, muitas vezes ficando embriagados e demonstrando comportamentos semelhantes aos humanos quando estão alcoolizados.
O comportamento dos macacos é semelhante ao dos humanos que procuram substâncias psicoativas para alterar sua consciência – e esses resultados sugerem que a busca por experiências alucinógenas não é exclusiva dos humanos, mas sim uma característica compartilhada com outros primatas.
Isso pode ajudar a entender a atração humana por substâncias psicoativas e fornecer insights sobre como essas substâncias afetam o cérebro, além de serem úteis no desenvolvimento de novos tratamentos para vícios e transtornos relacionados.
University of Birmingham. (2023, March 14). Dizzy Apes Provide Clues On Human Need For Mind Altering Experiences. ScienceBlog. https://scienceblog.com/536943/dizzy-apes-provide-clues-on-human-need-for-mind-altering-experiences/?utm_source=substack&utm_medium=email

Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Rastreamento do Autismo em adultos
-
Intencionalidade suicida e Plano de Segurança
-
Diagnóstico Diferencial entre TB e TPB
-
Diferenças entre Depressão Unipolar e Depressão Bipolar
-
Exposição interoceptiva em psicoterapia
-
Escala de Ajustamento Diádico
-
Como o cérebro codifica o tempo e as experiências
-
Déficits de atenção em adolescentes sinalizam maior risco de uso de substâncias
-
Por que nossos cérebros preferem recompensas em vez de hábitos?
-
A fadiga mental desencadeia mecanismos cerebrais compensatórios
-
Mecânica da respiração e a ansiedade
-
Passos para a Exposição Imaginada