Julio Gonçalves

Um estudo recente mostra como a inteligência artificial (IA) pode ser usada para detectar a doença de Alzheimer com precisão a partir de imagens de ressonância magnética cerebral (MRI) coletadas de pacientes com e sem a doença.  

A equipe de pesquisa liderada pelo Dr. Matthew Leming, do Massachusetts General Hospital, desenvolveu um modelo de aprendizado profundo que foi testado em cinco conjuntos de dados diferentes de hospitais e sistemas externos que envolveu 11.103 imagens de 2.348 pacientes com risco de doença de Alzheimer e 26.892 imagens de 8.456 pacientes sem doença de Alzheimer. 

O modelo detectou com precisão a doença em 90,2% dos casos e foi capaz de detectar a doença independentemente da idade do paciente.  

Uma das principais inovações do modelo é a sua capacidade de detectar a doença de Alzheimer independentemente de outras variáveis, como a idade do paciente, que é um fator importante na detecção precoce da doença. 

O modelo também foi capaz de lidar com dados de ressonância magnética de diferentes fabricantes, usando uma métrica de incerteza para determinar se os dados do paciente eram muito diferentes do que havia sido treinado.

O estudo é uma importante contribuição para a detecção precoce da doença de Alzheimer, que pode levar a melhores resultados para pacientes e cuidadores. A IA pode ajudar a melhorar a precisão e a eficiência do diagnóstico, permitindo que os médicos detectem a doença em seus estágios iniciais e iniciem tratamentos mais cedo.

Claro que a coleta de grandes quantidades de dados de imagens de ressonância magnética pode levantar questões sobre a privacidade do paciente e o uso de algoritmos de aprendizado profundo pode aumentar a preocupação sobre a tomada de decisões automatizadas. Diante isso, é importante garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável e com consideração ética para garantir o melhor atendimento aos pacientes.

Leming, M., Das, S., Im, H. (2023). Adversarial confound regression and uncertainty measurements to classify heterogeneous clinical MRI in Mass General Brigham. Plos One, 18(3): e0277572. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0277572

Massachussetts General Hospital. (2023, March 3). AI May Help Detect Alzheimer’s From Routine Brain Imaging Tests. ScienceBlog. https://scienceblog.com/536799/ai-may-help-detect-alzheimers-from-routine-brain-imaging-tests/?utm_source=substack&utm_medium=email

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima