O estresse é um fator que pode fazer as pessoas envelhecerem mais rápido, conforme um estudo recente publicado na Nature.
Mesmo entre pessoas jovens e saudáveis, aquelas que experimentaram mais estresse mostraram marcadores biológicos de envelhecimento maior do que suas idades reais.
O estresse prolongado também pode aumentar o risco de:
Além disso, pode prejudicar o raciocínio e a regulação emocional.
No entanto, há duas características psicológicas que podem ajudar as pessoas a resistir aos efeitos do estresse no envelhecimento biológico: resiliência e autocontrole.
Esses fatores permitem que as pessoas superem desafios e retornem a um “estado de espírito” estável mais rapidamente, evitando alguns dos efeitos negativos do estresse no corpo.
A resiliência é a capacidade de superar desafios e se recuperar rapidamente, enquanto o autocontrole se refere à habilidade de gerenciar ações e emoções. Estudos também mostram que ter mais autocontrole está relacionado a parecer mais jovem.
Os pesquisadores mediram a idade biológica de 444 pessoas e compararam com a idade cronológica real dos participantes. A idade biológica é determinada pelas mudanças químicas naturais que ocorrem no DNA, conhecidas como “relógios epigenéticos”.
Os resultados mostraram que os relógios epigenéticos correm mais devagar em pessoas que experimentaram menos estresse prolongado. Contudo, aqueles com resiliência e autocontrole têm mais chances de ter uma vida mais longa e saudável, mesmo diante do estresse.
O Dr. Zachary Harvanek, primeiro autor do estudo, disse que os resultados apoiam a ideia popular de que o estresse acelera o envelhecimento, mas também sugerem uma maneira promissora de minimizar esses efeitos adversos do estresse por meio do fortalecimento da regulação emocional e do autocontrole.
A coautora do estudo, a professora Rajita Sinha, observou que investir na saúde psicológica é uma forma de as pessoas sentirem que têm alguma agência sobre sua vida e que ter resiliência e autocontrole é uma maneira de fortalecer a saúde psicológica. Bora fazer psicoterapia?
Harvanek, Z.M., Fogelman, N., Xu, K. et al. Psychological and biological resilience modulates the effects of stress on epigenetic aging. Transl Psychiatry 11, 601 (2021). https://doi.org/10.1038/s41398-021-01735-7
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!