
… curiosidade!
Sim, a curiosidade é uma característica importante para pessoas “inteligentes”, como sugere a pesquisa “The Hungry Mind: Intellectual Curiosity Is the Third Pillar of Academic Performance”.
De fato, a curiosidade pode ser tão importante quanto a inteligência para determinar o sucesso na vida. Pessoas curiosas fazem muitas perguntas, procuram por surpresas, buscam sensações e reservam um tempo para buscar novas ideias. A inteligência, juntamente com a curiosidade e alguns fatores de personalidade, prevê o desempenho bem-sucedido em muitas áreas.
A Dra. Sophie von Stumm, primeira autora do estudo, explicou que a curiosidade é basicamente uma fome de exploração. Se você é intelectualmente curioso, irá para casa e lerá livros. Se você é perceptualmente curioso, poderá viajar para países estrangeiros e experimentar diferentes tipos de comida.
As conclusões foram baseadas na análise de cerca de 200 estudos separados, que envolveram cerca de 50.000 estudantes. Todos os estudos examinaram como a personalidade e a inteligência afetaram o desempenho acadêmico.
Os resultados mostraram que os estudantes que são curiosos têm um desempenho melhor em seu trabalho escolar. Além da curiosidade, algumas características de personalidade estão ligadas a um melhor desempenho. Os estudantes conscienciosos, em particular, têm um desempenho melhor.
Pessoas conscienciosas são mais cuidadosas, eficientes e disciplinadas, e buscam o sucesso. Não é uma grande surpresa se pensarmos que o trabalho duro seria um preditor do desempenho acadêmico, disse a Dra. Von Stumm.
Em conjunto, a conscienciosidade e a curiosidade são tão importantes quanto a inteligência para o desempenho dos estudantes. Para ela, é fácil contratar alguém que já tenha desempenhado a função antes, portanto, sabe como trabalhar na posição. Mas é muito mais interessante identificar aqueles que têm o maior potencial de desenvolvimento, ou seja, os curiosos.
Von Stumm, S., Hell, B., & Chamorro-Premuzic, T. (2011). The Hungry Mind: Intellectual Curiosity Is the Third Pillar of Academic Performance. Perspectives on Psychological Science, 6(6), 574–588. https://doi.org/10.1177/1745691611421204

Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Rastreamento do Autismo em adultos
-
Intencionalidade suicida e Plano de Segurança
-
Diagnóstico Diferencial entre TB e TPB
-
Diferenças entre Depressão Unipolar e Depressão Bipolar
-
Exposição interoceptiva em psicoterapia
-
Escala de Ajustamento Diádico
-
Como o cérebro codifica o tempo e as experiências
-
Déficits de atenção em adolescentes sinalizam maior risco de uso de substâncias
-
Por que nossos cérebros preferem recompensas em vez de hábitos?
-
A fadiga mental desencadeia mecanismos cerebrais compensatórios
-
Mecânica da respiração e a ansiedade
-
Passos para a Exposição Imaginada