Julio Gonçalves

“Só um sociopata poderia trabalhar como funcionário de um grande sistema de saúde e não se esgotar. Qualquer um que se preocupa com os pacientes está fadado ao esgotamento (médico anônimo)”. Forte, não é? 

burnout é uma condição em que um profissional experimenta sintomas de exaustão emocional, despersonalização e redução na realização pessoal. É um problema sério que afeta a saúde dos profissionais de saúde e, consequentemente, a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. 

Fatores que contribuem para o burnout incluem falta de tempo, jornadas de trabalho longas, falta de apoio, pressão por resultados, falta de autonomia e baixos salários

A tendência é que as demandas de trabalho na sociedade aumentem, ainda mais pelo nível de concorrência que se eleva exponencialmente (tecnologia vs humanos, milhares de cursos on-line, etc)

Para mim, Júlio, duas coisas precisam acontecer: 

  1. Instituições de saúde e as empresas precisam reconhecer o burnout como uma questão crítica e investir em programas de prevenção e tratamento. O ganho é bidirecional (empresa, profissional, paciente)
  2. Pesquisas mais robustas precisam ocorrer para determinar e validar programas interventivos individuais e grupais sobre o tema.
O que você acha?

Moffic, H. S. (2023, February 1). Burning Out About Physician Burnout. Psychiatric Times. https://www.psychiatrictimes.com/view/burning-out-about-physician-burnout

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários