Não é novidade que o celular é percebido como uma extensão do nosso corpo, o que é evidenciado pelo desconforto psicológico que algumas pessoas sentem ao ficarem longe dele, seja enquanto carrega ou por tê-lo esquecido em algum lugar.
Os aplicativos de redes sociais são os mais utilizados, afinal, as empresas de tecnologia projetaram eles para manter as pessoas envolvidas pelo maior tempo possível e é óbvio que isso tem impacto na saúde mental.
Como resultado, estratégias para reduzir o uso das redes sociais, principalmente por profissionais de saúde mental, estão se tornando cada vez mais comuns. O aplicativo chamado One Sec é uma dessas estratégias e tenta ajudar as pessoas a controlarem o tempo que passam em seus telefones e redes sociais.
O aplicativo funciona de forma simples, exibindo uma mensagem que incentiva o usuário a refletir sobre seu uso de tecnologia e perguntando se eles realmente precisam usar o telefone naquele momento.
O usuário tem apenas um segundo para responder e decidir se deve continuar ou não. O uso excessivo de telefones e redes sociais pode levar ao vício em tecnologia, que pode prejudicar a saúde mental e as relações interpessoais.
O One Sec pretende ajudar os usuários a se tornarem mais conscientes de seu uso de tecnologia e a tomar decisões mais adaptativas e já foi testado em um estudo preliminar, que teve como resultados uma redução de 57% no uso de aplicativos entres os participantes.
Embora o aplicativo seja simples, a empresa por trás dele acredita que pode ser uma ferramenta útil para ajudar as pessoas a controlar seu uso de tecnologia e a melhorar sua saúde mental.
O One Sec está disponível para download gratuito em dispositivos iOS e Android, mas só permite 7 dias de testes. Mas não se preocupe, o Psi aqui encontrou uma forma de fazer algo parecido com aplicativos nativos do iPhone, então, só clicar na imagem abaixo e conferir o vídeo explicativo!
Twenge, J. M., & Campbell, W. K. (2018). Associations between screen time and lower psychological well-being among children and adolescents: Evidence from a population-based study. Preventative Medicine Reports, 12, 271-283. https://doi.org/10.1037/emo0000403
Grüning, D. J., Riedel, F., & Lorenz-Spreen, P. (2022, July 26). Directing smartphone use through the self-nudge app one sec. https://doi.org/10.31234/osf.io/nwuar
Murphy, M. (2023, March 22). There’s now an app that claims to cure your screen time and social media addiction in just one second. Business Insider. https://www.businessinsider.com/cure-screen-time-social-media-phone-addiction-app-one-sec-2023-3
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!