Julio Gonçalves

Suas preferências de filmes podem revelar como seu cérebro processa emoções

Conteúdo escrito por Karen Pereira

INTRODUÇÃO

Diga-me que tipo de filmes você assiste, e lhe direi quem você é. A Frontiers in Behavioral Neuroscience publicou um estudo recente, baseado em um corpo de trabalho que explora os aspectos neurológicos e psicológicos do consumo de mídia, que traçou perfis psicológicos amparados na preferência por gêneros de filmes, utilizando neuroimagem.

PESQUISA

O estudo contou com 257 participantes que relataram suas preferências por filmes e passaram por exame de ressonância magnética funcional (fMRI), enquanto os pesquisadores lhes mostravam diferentes tipos de imagens (formas geométricas e rostos assustados ou raivosos). Os pesquisadores puderam observar, em tempo real, a resposta do cérebro aos estímulos emocionais, traçando os processos neurais ligados às preferências de diferentes gêneros de filmes.

O QUE SEU FILME FAVORITO DIZ SOBRE VOCÊ?

Ação e Comédia

Amantes deste gênero apresentaram reações mais fortes na amígdala (responsável pelo processamento das emoções vitais) e no núcleo accumbens (sistema de recompensa). Os resultados sugerem suscetibilidade e atração a estímulos emocionais.

Documentário e Dramas Policiais

Ao contrário dos amantes de ação e comédia, os apreciadores de filmes policiais, thrillers e documentários demonstraram reações mais fracas na amígdala e no núcleo accumbens.

DISCUSSÃO

Visando explorar como o consumo de diferentes tipos de mídia pode afetar o humor, o comportamento e a função cognitiva, os pesquisadores combinaram o autorrelato dos participantes sobre sua preferência de filme com dados objetivos, obtidos por meio de exame de ressonância magnética funcional (fMRI). Essa metodologia possibilitou aos pesquisadores observar em tempo real a atividade cerebral respondendo a sinais emocionais, trazendo uma perspectiva inovadora dos processos neurais relacionados às escolhas de entretenimento.

As descobertas surpreenderam os pesquisadores, contrariando suas hipóteses. Por exemplo, a ideia de que fãs de filmes de ação e comédia poderiam ser difíceis de estimular se revelou incorreta: esse grupo é particularmente suscetível a estímulos emocionais e tende a buscar mais estimulação. Já os fãs de documentários e filmes policiais, expostos aos mesmos estímulos emocionais, apresentaram reações mais fracas nas regiões cerebrais relacionadas.

A psicóloga Esther Zwiky, líder do projeto, acredita que as pessoas escolhem os gêneros de filmes que melhor estimulam seus cérebros, e que este estudo pode contribuir para o entendimento mais amplo do comportamento, consumo de mídia e potenciais aplicações terapêuticas, além de levantar questões sobre a relação causal entre a atividade cerebral e a preferência por filmes. “Nossa constituição neurológica nos predispõe a certos gêneros, ou a exposição repetida a tipos específicos de conteúdo molda a responsividade do nosso cérebro ao longo do tempo?”

Apesar das limitações amostrais e populacionais e da falta de exploração do consumo de mídia a longo prazo, esta pesquisa é uma das primeiras a vincular padrões de atividade cerebral com preferência de gênero de filme, podendo impactar diferentes campos do conhecimento:

  • Psicologia e Neurociência: Conhecer os processamentos emocionais e estímulos individuais pode personalizar ainda mais tratamentos em saúde mental e gerenciamento de estresse.
  • Indústria do entretenimento: O coteúdo criado pelas plataformas de streaming pode ser adaptado a públicos e respostas emocionais específicas.
  • Educação e Desenvolvimento Cognitivo: Oferece novas perspectivas sobre como o uso de mídias pode influenciar o processo de aprendizagem e o treinamento de inteligência emocional.

CONCLUSÃO

Que tipo de filme você gosta? Ele pode dizer mais sobre você do que imagina. Esta pesquisa sugere que suas preferências de mídia podem refletir aspectos fundamentais da sua constituição neurológica, fornecendo insights valiosos sobre o funcionamento do cérebro, dependendo do estímulo, e oferecendo novas perspectivas em diferentes áreas do conhecimento.

Luther, M. (2024, August 27). Your Movie Preferences May Reveal How Your Brain Processes Emotions, New Study Finds. Retrieved October 28, 2024, from ScienceBlog.com website: https://scienceblog.com/547270/your-movie-preferences-may-reveal-how-your-brain-processes-emotions-new-study-finds/

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima