Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Conflitos são parte inerente de toda e qualquer relação humana. O problema é que, por muitas vezes, eles levam a sentimentos negativos, a situações difíceis e até mesmo a términos, em se tratando de relacionamentos amorosos. Mas melhorar a satisfação no próprio relacionamento não é uma tarefa impossível: um estudo publicado na revista Social Psychological and Personality Science nos traz duas perguntas (que a princípio podem soar bem básicas) que podem ajudar bastante.
“Como me sentirei daqui a um ano com relação ao conflito atual em meu relacionamento?”
Essa abordagem orientada para o futuro leva as pessoas a se sentirem mais positivas em relação aos conflitos, pois visualizar o relacionamento no futuro as ajuda a interpretar as questões atuais de maneira mais favorável. Ao adotar essa perspectiva, os casais tendem a perdoar mais e acalmar conflitos (que, por vezes, são pequenos), afastando o foco dos sentimentos imediatos.
Parte do estudo envolveu casais que foram convidados a recordar um conflito recente. Metade deles adotou uma orientação para o futuro, enquanto o restante descreveu o conflito no presente. Os resultados mostraram que aqueles que se imaginaram no futuro se sentiram mais positivos em relação aos seus relacionamentos, demonstrando uma propensão maior ao perdão e menor culpabilidade.
“Como você está se sentindo?”
É normal que tentemos presumir os sentimentos de outras pessoas – mas isso é um problema, pois nunca temos como saber exatamente o que se passa na mente do outro. Perguntar sobre o estado emocional pode fortalecer os relacionamentos, especialmente ao lidar com emoções difíceis de ler e identificar, como tristeza e solidão.
Essas abordagens simples podem ser ferramentas valiosas para promover a felicidade psicológica e o bem-estar nos relacionamentos, fornecendo maneiras reais de lidar com conflitos e melhorar a compreensão mútua. E então, que tal pô-las em prática?
Dean, J. (2023, June 21). 2 Easy Questions That Improve Relationships. PsyBlog. https://www.spring.org.uk/2023/06/questions-imp.php
Huynh, A. C., Yang, D. Y.-J., & Grossmann, I. (2016). The Value of Prospective Reasoning for Close Relationships. Social Psychological and Personality Science, 7(8), 893–902. https://doi.org/10.1177/1948550616660591
Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Treinamento de resistência cerebral combate declínio relacionado à idade
-
A ideia de "lutar ou fugir" ignora a beleza do que o cérebro realmente faz
-
Suas preferências de filmes podem revelar como seu cérebro processa emoções
-
O que é TEPT complexo e como ele se relaciona com o transtorno de personalidade borderline?
-
Diagnóstico Diferencial entre TDAH e TPB
-
Comentários sobre aparência nas redes sociais e insatisfação corporal
-
Flexibilidade na Fidelidade em Psicoterapia
-
Vieses Cognitivos: parte 5
-
Vieses Cognitivos: parte 4
-
Companheiros de inteligência artificial combatem a solidão
-
Treinamento cerebral em crianças não mostra benefícios para a vida real
-
Expressões faciais são essenciais para laços sociais fortes