Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Todos sabemos que, na pré-história, os homens caçavam e as mulheres eram responsáveis pela coleta de alimentos e pelos cuidados domésticos, certo? Errado. Essa tese seria suportada pela ideia de que os homens seriam fisicamente “superiores” às mulheres e que a gravidez eliminaria a possibilidade de caça por parte das mulheres – mas evidências recentes já nos mostram uma noção completamente diferente!
Já tem um certo tempo desde que os arqueólogos começaram a encontrar ossadas que sugeriam que mulheres eram, também, caçadoras, e uma pesquisa da Seattle Pacific University afirmou que 79% de 63 sociedades analisadas tinham descrições claras de mulheres enquanto caçadoras. Esses achados diferem muito daquilo que implicava a primeira pesquisa que trazia a ideia do “Homem Caçador” (Man The Hunter), publicada em 1966, e que ignorou evidências (por vezes nos próprios dados) que iam contra a noção do homem enquanto provedor e da mulher enquanto passiva.
É indiscutível que existem diferenças biológicas entre pessoas nascidas do sexo masculino e as de sexo feminino: porém, por muito tempo ignorou-se a capacidade feminina de engajar-se em atividades físicas que exigem resistência física (que é biologicamente superior à do homem), e este é considerado um dos fatores pelos quais as mulheres possuíam vantagens enquanto caçadoras, especialmente devido à resistência à fadiga.
Por fim, atualmente fala-se muito da testosterona enquanto um hormônio muito relevante no mundo fitness; mas o estrogênio, produzido em maior quantidade nas mulheres, também possui um papel central na performance atlética. Isso só prova que tanto homens quanto mulheres possuíam papéis importantíssimos nas comunidades pré-históricas, cada um com suas vantagens biológicas.
E você? Imaginava que essa noção tão difundida era um mito?
Ocobock, C., & Lacy, S. (2023). The Theory That Men Evolved to Hunt and Women Evolved to Gather Is Wrong. Scientific American. https://www.scientificamerican.com/article/the-theory-that-men-evolved-to-hunt-and-women-evolved-to-gather-is-wrong1/
Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Treinamento de resistência cerebral combate declínio relacionado à idade
-
A ideia de "lutar ou fugir" ignora a beleza do que o cérebro realmente faz
-
Suas preferências de filmes podem revelar como seu cérebro processa emoções
-
O que é TEPT complexo e como ele se relaciona com o transtorno de personalidade borderline?
-
Diagnóstico Diferencial entre TDAH e TPB
-
Comentários sobre aparência nas redes sociais e insatisfação corporal
-
Flexibilidade na Fidelidade em Psicoterapia
-
Vieses Cognitivos: parte 5
-
Vieses Cognitivos: parte 4
-
Companheiros de inteligência artificial combatem a solidão
-
Treinamento cerebral em crianças não mostra benefícios para a vida real
-
Expressões faciais são essenciais para laços sociais fortes