“Só um sociopata poderia trabalhar como funcionário de um grande sistema de saúde e não se esgotar. Qualquer um que se preocupa com os pacientes está fadado ao esgotamento (médico anônimo)”. Forte, não é?
O burnout é uma condição em que um profissional experimenta sintomas de exaustão emocional, despersonalização e redução na realização pessoal. É um problema sério que afeta a saúde dos profissionais de saúde e, consequentemente, a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.
Fatores que contribuem para o burnout incluem falta de tempo, jornadas de trabalho longas, falta de apoio, pressão por resultados, falta de autonomia e baixos salários.
A tendência é que as demandas de trabalho na sociedade aumentem, ainda mais pelo nível de concorrência que se eleva exponencialmente (tecnologia vs humanos, milhares de cursos on-line, etc).
Para mim, Júlio, duas coisas precisam acontecer:
Moffic, H. S. (2023, February 1). Burning Out About Physician Burnout. Psychiatric Times. https://www.psychiatrictimes.com/view/burning-out-about-physician-burnout
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!