
Em que época do ano você acha que as pessoas cometem mais suicídio? Se seu palpite era o inverno, errou.
Esse estudo foi conduzido pela Universidade de Nottingham em colaboração com a Universidade de Amsterdam e a Universidade de Harvard, e, por seis anos, a equipe de pesquisa envolveu mais de 10.000 participantes do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, buscando entender seus sentimentos, pensamentos e ideias sobre suicídio e automutilação.
O estudo evidenciou que o mês em que as pessoas têm mais pensamentos suicidas é em dezembro (mês do auge do inverno no hemisfério norte). O estudo também afirma que as pessoas contemplam mais a possibilidade de tirar as próprias vidas das 4h às 6h da manhã.
Os pesquisadores relatam que as pessoas sentem-se piores em dezembro e em seu melhor momento em junho, contudo, o momento entre esses dois meses (primavera e início do verão) é o ponto em que há o maior risco de suicídio. O porquê disso ainda precisa ser melhor investigado, mas acredita-se que seja por conta do aumento dos níveis de energia das pessoas, o que as leva a uma maior propensão de planejar e tentar suicídio.
Além disso, pensamentos de automutilação foram mais comuns em fevereiro. Ambos os picos de pensamentos suicidas e de automutilação precedem o pico de suicídios consumados na primavera e início do verão.
Freichel, R., O’Shea, B.A. (2023). Suicidality and mood: the impact of trends, seasons, day of the week, and time of day on explicit and implicit cognitions among an online community sample. Transl Psychiatry 13, 157. https://doi.org/10.1038/s41398-023-02434-1
University of Nottingham. (2023, May 12). The Time Of Year And Hour When People Have The Strongest Suicidal Thoughts. ScienceBlog. https://scienceblog.com/537852/the-time-of-year-and-hour-when-people-have-the-strongest-suicidal-thoughts/

Júlio Gonçalves
Psicólogo e Supervisor
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!
COMPARTILHE
Leia Mais
-
Rastreamento do Autismo em adultos
-
Intencionalidade suicida e Plano de Segurança
-
Diagnóstico Diferencial entre TB e TPB
-
Diferenças entre Depressão Unipolar e Depressão Bipolar
-
Exposição interoceptiva em psicoterapia
-
Escala de Ajustamento Diádico
-
Como o cérebro codifica o tempo e as experiências
-
Déficits de atenção em adolescentes sinalizam maior risco de uso de substâncias
-
Por que nossos cérebros preferem recompensas em vez de hábitos?
-
A fadiga mental desencadeia mecanismos cerebrais compensatórios
-
Mecânica da respiração e a ansiedade
-
Passos para a Exposição Imaginada