Julio Gonçalves

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostrou que a terapia musical pode ajudar a reduzir sintomas de depressão em crianças e adolescentes que sofrem de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 

Os autores determinaram que os participantes do grupo experimental obtiveram efeitos psicológicos e neurofisiológicos positivos porque a musicoterapia ativou a serotonina (5-HT) e melhorou a capacidade dos participantes de lidar com o estresse, em comparação ao grupo controle. 

A terapia musical envolve o uso da música como um meio de expressão emocional, comunicação e autoexpressão. Pode incluir atividades como canto, tocar instrumentos musicais, improvisação musical e composição. 

Esses resultados sugerem que a terapia musical pode ser uma abordagem eficaz e não invasiva para tratar a depressão em jovens com TDAH. Além disso, a música pode ser uma forma agradável de terapia, tornando mais fácil para as crianças e adolescentes aderirem ao tratamento.

Park, J.-I., Lee, I.-H., Lee, S.-J., Kwon, R.-W., Choo, E.-A., Nam, H.-W., & Lee, J.-B. (2023). Effects of music therapy as an alternative treatment on depression in children and adolescents with ADHD by activating serotonin and improving stress coping ability. Complementary Medicine and Therapies, 23(1), 73. https://doi.org/10.1186/s12906-022-03832-6

O’Brien, E. (2023, March 15). Music Therapy Helps Ease Depression in Children, Adolescents With ADHD. Psychiatric Times. https://www.psychiatrictimes.com/view/music-therapy-helps-ease-depression-in-children-adolescents-with-adhd

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários