Conteúdo escrito por Jennifer Craco
É relativamente comum ouvirmos que alguém vai beber um pouco de álcool antes de algum evento importante, como um encontro ou até mesmo uma apresentação. Há quem diga que isso ajuda a se sentir mais sociável e à vontade com situações que às vezes podem ser ansiogênicas.
Isso é uma realidade para muitos jovens adultos que sofrem com ansiedade social – mas um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos (NIAAA) constatou que pessoas com ansiedade social que bebem para lidar com seus sintomas acabam por experimentar mais consequências negativas associadas ao álcool.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram dados diários de 257 jovens de 18 a 25 anos no que tange ao uso de álcool e cannabis para lidar com a ansiedade social.
Nos dias em que os participantes usavam álcool (sozinho ou com cannabis) para lidar com seus sintomas, eles bebiam mais e experienciavam mais efeitos positivos – mas mais consequências negativas do uso, também – em comparação com os dias em que a ansiedade não era um dos motivos para o uso.
A curto prazo, havia mais efeitos positivos; mas, a longo prazo, haveria um aumento da necessidade de beber ainda mais e um risco aumentado de alcoolismo.
Por fim, entender as estratégias de enfrentamento da ansiedade social pode ser importante para conseguirmos intervir no uso indevido de álcool e até mesmo prevenir futuros transtornos relacionados ao uso de substâncias nessa população.
National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism. (2023, May 10). Alcohol and Other Substance Use To Cope With Social Anxiety. ScienceBlog. https://niaaa.scienceblog.com/451/alcohol-and-other-substance-use-to-cope-with-social-anxiety/
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!