Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Se você é uma pessoa muito estressada, cuidado: isso pode estar acelerando seu envelhecimento. Um novo estudo confirmou que, mesmo entre pessoas relativamente jovens e saudáveis, aquelas que experimentaram mais estresse apresentaram marcadores biológicos de envelhecimento mais elevados do que sua idade real. Evitar o estresse, portanto, pode potencialmente ajudar a viver mais tempo.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mediram a idade biológica de 444 pessoas e a compararam à sua idade cronológica, sendo a primeira relacionada a mudanças químicas no DNA. A idade biológica, em indivíduos menos estressados, avançou mais devagar.
Só para citar alguns dos aspectos problemáticos do estresse na nossa vida, ele aumenta o risco de transtornos de humor como depressão e ansiedade, doenças cardíacas, vício, transtorno de estresse pós-traumático e obesidade. Além disso, também dificulta o pensamento claro e a regulação eficiente das emoções.
Mas então, quais são os traços de personalidade que nos levam a uma vida mais longa? São a resiliência psicológica (capacidade de superar desafios e se estabilizar mais rapidamente) e o autocontrole (que é o gerenciamento de nossas ações e emoções). Isso ocorre porque, justamente, eles se apresentam como traços promissores para minimizar essas consequências do estresse.
Nem sempre podemos eliminar o estresse, mas podemos lidar melhor com ele!
Dean, J. (2023, April 18). 2 Personality Traits Linked To Longer Life. PsyBlog. https://www.spring.org.uk/2023/04/psychological-l.php
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!