Julio Gonçalves

Conteúdo escrito por Jennifer Craco

O Transtorno de Depressão Maior (TDM) é relativamente comum nos Estados Unidos e no restante do mundo: nos EUA, o TDM afeta dezenas de milhões de adultos anualmente. 

Pesquisadores descobriram, então, que pessoas que se recuperaram de um episódio de depressão maior têm uma tendência a passar mais tempo processando informações negativas do que positivas. Essa diferença de processamento (se em comparação com pessoas que nunca tiveram o transtorno) coloca milhões de indivíduos em risco de recaída na depressão todo ano.

Para chegar a essa compreensão, a pesquisa (que foi publicada pela American Psychological Association) analisou dados de 44 estudos envolvendo mais de 2081 participantes com histórico de depressão maior e 2285 controles saudáveis

Os participantes foram, então, testados em relação ao tempo de resposta a estímulos emocionais positivos, negativos e neutros. Em alguns estudos, mostrou-se aos participantes rostos humanos com uma expressão feliz, triste ou neutra, e os participantes deveriam pressionar determinados botões conforme o caso; noutros estudos, os participantes reagiram a palavras que fossem positivas, negativas ou neutras.

O que os pesquisadores descobriram foi que aqueles que tiveram depressão maior no passado gastavam mais tempo processando estímulos emocionais negativos do que estímulos positivos, em comparação com o grupo de controle. 

E os dados em consequência disso são assustadores: mais de 50% dos sujeitos que tiveram um episódio de TDM vão experienciar novos episódios do transtorno, geralmente cerca de dois anos ou menos depois do tratamento e da melhora do quadro.

Esses resultados são significativos porque sugerem que o processamento de informações negativas é um fator de risco para recaídas na depressão. Por isso, tratar a TDM não deve se limitar apenas a reduzir o processamento de informações negativas, mas também pode envolver estratégias para aumentar o processamento de informações positivas – a famosa reestruturação cognitiva, não é? Além disso, dar ênfase na Prevenção à Recaída é importantíssimo, inclusive tem um texto muito completo sobre isso aqui!

Encarar o mundo com outro olhar pode ser crucial para ajudar as pessoas a se recuperarem da depressão e reduzir o risco de recaída de um transtorno que causa tanto sofrimento e, inclusive, tantos óbitos ao redor do mundo.

APA. (2023). Formerly Depressed Patients Continue To Focus On Negative. ScienceBlog. https://scienceblog.com/539303/formerly-depressed-patients-continue-to-focus-on-negative/

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Júlio Gonçalves

Psicólogo e Supervisor

Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!

COMPARTILHE

Leia Mais

Rolar para cima