Conteúdo escrito por Jennifer Craco
É como dizem: sinceridade sem empatia é só maldade. Indo ao encontro disso, uma nova pesquisa já afirma – a empatia desempenha um papel crucial em discussões difíceis que envolvem mudanças em um casal, e ser mais direto (mas empático!) na comunicação é a abordagem mais eficaz para fazer com que um parceiro mude, seja para gastar menos dinheiro, alterar objetivos de vida ou outras mudanças. A empatia, nesse contexto, garante que o parceiro se sinta compreendido e respeitado.
A pesquisa em questão envolveu 11 casais que já estavam em um relacionamento de, em média, 3 anos. Os pesquisadores solicitaram que eles discutissem sobre aspectos sobre seus parceiros que eles gostariam que fossem mudados – o que, logicamente, fez surgir emoções fortes nos casais, as quais foram questionadas posteriormente pelos pesquisadores.
Como resultado, percebeu-se que pessoas com relacionamentos mais fortes têm uma habilidade superior em compreender as emoções de constrangimento, vergonha e tristeza em seus parceiros. Quando os parceiros percebem com precisão essas emoções negativas mais “suaves” durante uma discussão sobre mudanças, isso sinaliza que se preocupam com os sentimentos do outro e reconhecem a dor que pode estar associada a uma solicitação de mudança. Isso contribui para relacionamentos mais satisfatórios.
Mas, do outro lado da mesma moeda, quando emoções negativas mais intensas, como raiva e desprezo, são percebidas com precisão, isso pode prejudicar a discussão e o relacionamento. Essas “emoções de dominação”, como chamam os pesquisadores, sinalizam informações negativas que podem magoar o parceiro que as percebe.
Por fim, essa é mais uma prova de que a comunicação é uma das chaves para um relacionamento mais saudável e satisfatório. Ela tem que ser direta e assertiva visando à solução dos problemas apresentados, mas também é muito necessário que seja empática para que os pontos mais complicados da situação sejam suavizados. Esforçar-se para entender e respeitar as emoções de seus parceiros durante discussões difíceis é crucial!
Dean, J. (2023, August 31). How To Encourage Your Partner To Change Themselves. PsyBlog. https://www.spring.org.uk/2023/08/partner-change.php
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!