Julio Gonçalves

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que pode se manifestar por meio de impulsividade, hiperatividade, problemas atencionais ou uma combinação dessas características. Os sintomas podem tornar algumas atividades cotidianas desafiadoras. Certas estratégias podem ajudar adultos com TDAH a lidar com esses desafios e se sentirem mais no controle de suas vidas.

Essas estratégias incluem técnicas que ajudam as pessoas a organizar e gerenciar seu tempo, ambiente, tarefas, finanças e níveis de estresse. Elas podem produzir múltiplos benefícios, como ajudar as pessoas a cumprir compromissos e contas e permitir que se concentrem e concluam tarefas.

Segundo a Anxiety & Depression Association of America, o TDAH afeta aproximadamente 4% da população adulta nos Estados Unidos, o que equivale a cerca de 8 milhões de pessoas. No entanto, pesquisas sugerem que menos de 20% dos adultos com TDAH receberam diagnóstico ou tratamento.

Este artigo discute cinco estratégias de enfrentamento que podem ajudar adultos com TDAH. Também aborda o processo de diagnóstico e explica a importância de buscar ajuda profissional.

1. Gerenciar o Tempo

Uma agenda pode ajudar as pessoas a acompanharem o que precisam fazer em um determinado dia. Uma pessoa pode anotar as datas e horários de compromissos, reuniões e outros compromissos e consultá-lo com frequência.

Também ajuda a criar uma rotina programada. Ao fazer isso, as pessoas devem reservar mais tempo do que acham necessário para cada tarefa.

Além disso, para seguir um cronograma, é melhor evitar a distração de verificar constantemente o telefone e outros dispositivos. Uma pessoa pode tentar definir um alarme para ajudá-la a limitar o tempo gasto olhando o telefone.

2. Organizar Espaços

O esforço necessário para organizar um quarto, casa ou local de trabalho pode reduzir a ansiedade e aumentar a produtividade. Uma pessoa pode começar reduzindo a bagunça, o que tornará a tarefa mais fácil. Em seguida, deve garantir que tenha à mão todas as ferramentas de organização necessárias, como caixas de armazenamento.

Agrupar coisas semelhantes ajuda a torná-las fáceis de localizar. Geralmente, também é útil ter um local designado para itens essenciais, como chaves e carteiras.

3. Gerenciar Tarefas

Uma pessoa que deseja organizar e gerenciar tarefas deve primeiro fazer uma lista das coisas a fazer em um determinado dia, após consultar sua agenda. Em seguida, ela pode priorizar as tarefas com base na importância e na urgência.

O próximo passo é dividir projetos grandes em tarefas menores e mais gerenciáveis. Uma pessoa deve planejar trabalhar em pequenos intervalos de tempo, como períodos de 15 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles.

Concentrar-se em uma coisa de cada vez aumentará a probabilidade de concluir uma tarefa, portanto, é melhor evitar tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo.

4. Gerenciar Finanças

Pessoas que têm dificuldade em gerenciar suas finanças podem se beneficiar configurando lembretes em um calendário para pagar as contas antes do vencimento. O uso de serviços bancários online facilita o gerenciamento das contas, pois não envolve papelada. Esses sistemas online também fornecem um registro da data em que uma pessoa paga uma conta.

5. Gerenciar o Estresse

Quando o TDAH leva à desorganização e impulsividade, pode resultar em práticas de vida insalubres que aumentam o estresse, diminuem o humor e provocam sentimentos de falta de controle. Medidas que podem ajudar a compensar esses efeitos incluem:

  • Fazer atividade física suficiente: Uma pessoa deve se exercitar diariamente e passar algum tempo ao ar livre.
  • Evitar privação de sono: Abster-se do consumo de cafeína tarde da noite e buscar uma programação regular de sono e vigília pode ajudar as pessoas a terem mais e melhor qualidade de sono.
  • Manter uma dieta equilibrada: Uma dieta não nutritiva pode piorar os sintomas do TDAH, portanto, é importante incluir proteínas saudáveis em cada refeição e consumir várias porções de grãos integrais por dia. Ao mesmo tempo, as pessoas devem evitar açúcar e fast food.
  • Praticar a atenção plena: Essa prática envolve direcionar a atenção para o momento presente, o que pode reduzir a impulsividade e melhorar o foco.

Assim que uma pessoa recebe um diagnóstico de TDAH, pode iniciar o tratamento. Embora os medicamentos sejam o tratamento principal, a maioria das pessoas também se beneficia de estratégias psicológicas, comportamentais e de treinamento, como podemos observar no texto “Como adultos podem gerenciar o TDAH sem medicamentos”.

 

Viver com TDAH também pode envolver níveis significativos de ansiedade e outros sintomas de saúde mental. Um profissional de saúde pode adaptar o tratamento para atender a todas as necessidades específicas de uma pessoa.

Safai, Y. (2023). How adults can manage ADHD without medication. Medical News Todayhttps://www.medicalnewstoday.com/articles/how-to-manage-adhd-without-medication-for-adults

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Júlio Gonçalves

Psicólogo e Supervisor

Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!

COMPARTILHE

Leia Mais

Rolar para cima