Julio Gonçalves

Conteúdo escrito por Jennifer Craco

Imagine a seguinte cena: você termina de almoçar, começa a ficar sonolento e o sofá, de repente, parece a melhor cama que você poderia querer. 

Uma nova pesquisa mostra que ceder a essa vontade de cochilar pode ser bom para sua saúde! Cochilos podem melhorar o desempenho cognitivo a curto prazo e até ter benefícios a longo prazo, como melhorar a saúde cardiovascular e proteger contra a perda de volume cerebral. Eles também atuam na melhora da memória, do tempo de reação e até da criatividade. 

Mas, é comum que queiramos tirar um cochilo breve e, quando acordamos, nos sentimos ainda mais cansados, não é? 

Isso ocorre, pois há um timing que deve ser levado em consideração: uma soneca de 20 minutos é revigorante, enquanto uma de 60 a 90 minutos é mais restauradora. Porém, evite cochilos entre 20 e 60 minutos, pois eles podem causar inércia do sono (que é justamente essa sensação de não conseguir “acordar direito).

Além disso, existem pessoas que se beneficiam ainda mais disso: aquelas com problemas de sono, que podem ser ocasionados pelo trabalho (por exemplo, trabalhadores por turnos) ou pela chegada de um bebê à família, o que obriga os pais a permanecerem alerta na maior parte do tempo. 

Os cochilos, especialmente nesses casos, podem reduzir a sonolência e melhorar o desempenho, mesmo que o sujeito se sinta grogue logo após acordar.

Os efeitos a longo prazo ainda são debatidos, mas estudos mostram que eles podem ser bons para a saúde cardiovascular em adultos de meia-idade. No entanto, em pessoas mais velhas, cochilos longos podem estar ligados a problemas cardíacos, embora possam ser um sintoma em vez de uma causa.

Por fim, cochilar não é sinal de preguiça. Se sua agenda permitir, experimente cochilos curtos para ver como eles afetam seu humor e funcionamento. Pode ser uma maneira saudável de dar ao seu cérebro uma pausa bem-vinda!

Pappas, S. (2023, August 5). Are Naps Good for You? Scientific American. https://www.scientificamerican.com/article/are-naps-good-for-you/

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tayze Tenório
3 meses atrás

Muito interessante! Obrigada pelo conteúdo.

Júlio Gonçalves

Psicólogo e Supervisor

Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!

COMPARTILHE

Leia Mais

Rolar para cima