Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Há alguns tipos de hobbies que fazem com que fiquemos mais felizes: aqueles que envolvem outras pessoas. Para chegar a esse resultado, foi realizada uma pesquisa com 582 pessoas, que relataram estratégias para melhorar sua sensação de bem-estar. As estratégias que tinham por foco vivências sociais elevaram a satisfação dessas pessoas com a própria vida um ano depois do início dos estudos.
E quais seriam essas estratégias? Passar mais tempo com amigos e família, ou ajudar outras pessoas são exemplos disso. Em contraponto, algumas das estratégias sugeridas com foco não social poderiam ser coisas como parar de fumar, por exemplo. Após um ano, constatou-se que a satisfação de vida das pessoas que adotaram hobbies não sociais permaneceu a mesma – diferentemente daquelas que socializaram mais.
A primeira autora do estudo relatou, inclusive, que há poucas evidências na literatura que tratem sobre essa “busca pela felicidade” por meio de diversas atividades. Ela ainda destaca que é necessário haver mais estudos com uma perspectiva longitudinal para compreendermos melhor como essa busca por uma maior satisfação de vida nos afeta. Mas, enquanto esses estudos não chegam, ficamos com esses resultados que só nos mostram, mais uma vez, o quão importante é a nossa rede de suporte social.
Dean, J. (2023, June 6). The Type Of Hobbies That Make You Happier. PsyBlog. https://www.spring.org.uk/2023/06/happier-y.php
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!