Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Quanto tempo por dia você gasta atrás de uma tela? É chocante (mas não surpreendente): o Brasil é o 2º país que mais passa seu tempo exposto a uma tela no mundo, ficando atrás apenas da África do Sul.
Aproximadamente 56,6% das horas em que os brasileiros estão acordados são passadas utilizando um computador ou um celular. Isso corresponde a cerca de 9 horas e 32 minutos diários!
E tem mais: a pesquisa, realizada pela Electronics Hub, constatou que no período entre 2019 e 2021 o uso de celulares cresceu 45% em nosso país – isso é resultado de vários fatores, e dentre eles podemos citar o uso dos smartphones para assistir filmes e séries.
Quanto a isso, a pesquisa ainda afirma que aproximadamente 64% dos usuários que possuem um celular também assinam serviços de streaming, como as plataformas da Netflix e do Prime Video.
O uso excessivo de telas também afeta desproporcionalmente adolescentes: um estudo publicado por Schaan et al (2019) demonstrou que 70% dos jovens entre 10 e 19 anos passam mais do que duas horas por dia em frente a uma tela.
Outro estudo afirma que 85% da população de 18 países de economia avançada está usando o celular atualmente mais do que em qualquer outro momento da vida, e que a pandemia de Covid-19 teve um papel central nessa problemática (Greenwood, 2022).
Inclusive, já fiz um post sobre isso que foi meio chocante: sabia que usar o celular 5 horas por dia, por 5 anos, implica em um desperdício de 1 ano de vida? Não parece, mas é, só fazer o cálculo.
Por conta disso, alguns especialistas defendem que o limite do uso diário deveria ser de duas horas. Você conseguiria passar apenas 120 minutos diários no seu celular?
Greenwood, S. (2022, December 6). Internet, smartphone and social media use. Pew Research Center’s Global Attitudes Project. https://www.pewresearch.org/global/2022/12/06/internet-smartphone-and-social-media-use-in-advanced-economies-2022/
Navarro, R. (2023, April 18). The Average Screen Time and Usage by Country. ElectronicsHub. https://www.electronicshub.org/the-average-screen-time-and-usage-by-country/
Schaan, C. W., Cureau, F. V., Sbaraini, M., Sparrenberger, K., Kohl III, H. W., & Schaan, B. D. (2019). Prevalence of excessive screen time and TV viewing among Brazilian adolescents: a systematic review and meta-analysis. Jornal de Pediatria, 95(2), 155–165. https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.04.011
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!