Durante muito tempo, a supressão de pensamentos “negativos” foi vista como prejudicial à saúde mental. No entanto, pesquisas recentes desafiam essa perspectiva, sugerindo que a supressão de pensamentos pode, na verdade, ser uma estratégia interessante.
Um estudo inovador desafiou a visão convencional sobre a supressão de pensamentos e investigou se treinar as pessoas para suprimirem pensamentos desagradáveis poderia melhorar sua saúde mental, mesmo para aqueles que sofrem de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.
O estudo envolveu 120 adultos de 16 países, todos preocupados com eventos futuros temidos, muitas vezes associados aos desafios trazidos pela pandemia. Os participantes foram submetidos a um treinamento de três dias, durante o qual praticaram a técnica de supressão de pensamentos.
Primeiro, eles treinaram as pessoas para tentar suprimir ou evitar pensar em coisas que as assustam. Em seguida, perguntaram às pessoas sobre eventos de suas vidas que as preocupavam, como um acidente de carro ou um momento embaraçoso. Descobriram que, após o treinamento de supressão, as pessoas lembraram menos detalhes desses eventos e disseram que eles pareciam menos vívidos ou reais em suas memórias.
Eles também investigaram se essa supressão de pensamentos poderia tornar os pensamentos ruins ainda piores. Eles procuraram casos individuais em que as pessoas dissessem que, após o treinamento, esses pensamentos ruins voltaram com mais força. No entanto, descobriram que isso era raro e não aconteceu com mais frequência do que com pensamentos normais que não foram suprimidos.
Eles também analisaram se a supressão de pensamentos funcionava de maneira diferente para pessoas que tinham altos níveis de ansiedade ou estresse relacionados à pandemia de COVID-19. Mesmo para essas pessoas, a supressão não fez com que os pensamentos ruins voltassem com mais força.
O estudo desafia a visão predominante de que a supressão de pensamentos piora os transtornos de saúde mental. Pelo contrário, sugere que o treinamento para suprimir pensamentos desagradáveis pode melhorar a saúde mental, até mesmo para aqueles que sofrem de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.
Os resultados destacam a importância da supressão de pensamentos como uma ferramenta valiosa na regulação do bem-estar emocional. Em um cenário mais amplo, a eficácia do treinamento de supressão de pensamentos sugere que uma parcela significativa dos transtornos psiquiátricos pode ser tratada de forma comportamental, o que pode abrir novas possibilidades de intervenção e tratamento individualizado, claro, desde que usada adequadamente e mediada pela velha e boa Formulação de Caso.
Mamat, Z., & Anderson, M. C. (2023). Improving mental health by training the suppression of unwanted thoughts. Science Advances, 9(38), eadh5292. https://doi.org/10.1126/sciadv.adh5292
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!