Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum vermos posts em redes sociais relacionados a pessoas narcisistas.
Muitos deles dizem respeito ao diagnóstico de “mães narcisistas”, e um número exorbitante de sujeitos pôde “diagnosticar” as próprias mães e outros conhecidos e figuras públicas com o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN). Mas, como tudo na Psicologia, a sintomatologia do TPN é bem mais complexa do que parece, de acordo com esta nova matéria.
Tem havido um debate sobre o que está no cerne da sintomatologia narcisista – e alguns psicólogos e pesquisadores afirmam se tratar de grandes sentimentos de vulnerabilidade ligados a múltiplas inseguranças, enquanto outros rechaçam essa ideia.
Dentre os psicólogos clínicos, a noção de narcisismo costuma entender as vulnerabilidades e inseguranças como um fator central do transtorno; mas pode-se argumentar que pessoas com TPN que buscam tratamento psicológico são (ou estão), de fato, mais vulneráveis, e alguns especialistas comparam essa análise a querer “avaliar o comportamento de um leão em um zoológico”.
Os sujeitos com personalidade narcisista com os tão conhecidos traços de grandiosidade não costumam buscar terapia, e por isso é difícil identificar se possuem, de fato, sentimentos de vulnerabilidade.
Pesquisas sugerem que o narcisismo pode ser parcialmente herdável – mas outros estudos trazem luz à compreensão de que uma parentalidade disfuncional também tem um papel importante no surgimento do TPN.
A grandiosidade do narcisista pode advir de pais com visões infladas sobre a superioridade de seu próprio filho, enquanto a vulnerabilidade pode ter origem em cuidadores frios, negligentes, abusivos e invalidantes.
Em suma, de acordo com Ronningstam, uma das autoras que aborda o transtorno, crianças que desenvolvem TPN podem ter se sentido vistas e apreciadas quando elas alcançaram algo positivo ou se comportaram de determinada forma, mas ignoradas e repreendidas em outros momentos.
Por fim, já sabemos uma coisa: que é necessário que sejam feitas mais pesquisas na área. O Transtorno de Personalidade Narcisista é, certamente, muito mais do que a noção amplamente difundida de pessoas que usam uma “máscara” de grandiosidade para esconder algo do restante do mundo.
Kwon, D. (2023, September 1). What Is Narcissism? Science Confronts a Widely Misunderstood Phenomenon. Scientific American. https://www.scientificamerican.com/article/what-is-narcissism-science-confronts-a-widely-misunderstood-phenomenon1/
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!