Existem estratégias que adultos podem utilizar para gerenciar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sem a necessidade de medicamentos.
ATIVIDADE FÍSICA
Pesquisas sugerem que o exercício regular ajuda a reduzir os sintomas do TDAH, tanto a curto prazo quanto ao longo do tempo. Uma revisão sistemática de 2017 descobriu que tanto exercícios aeróbicos quanto outras formas de exercício podem ter benefícios, mas que o exercício aeróbico mostrou benefícios particulares para:
Alguns adultos com TDAH também relatam que estar ao ar livre e em contato com a natureza ajuda em seus sintomas (já falamos disso aqui!). Não há muita pesquisa sobre o impacto dessa estratégia em adultos.
No entanto, um estudo mais antigo com crianças descobriu que atividades ao ar livre após a escola pareciam reduzir os sintomas de forma mais eficaz do que atividades internas. Isso era verdade para crianças de diferentes origens e locais nos Estados Unidos. Os autores sugerem obter mais “tempo verde” todos os dias. Se possível, um adulto pode fazer isso ao:
SONO
Muitas pessoas com TDAH têm dificuldade para dormir e acordar em horários regulares. A exposição à luz natural, especialmente de manhã, pode ajudar a regular os horários de sono. Outras dicas que podem ajudar incluem:
ESTRATÉGIAS DE PRODUTIVIDADE
Gerenciar tarefas, como tarefas diárias, trabalho, estudos ou responsabilidades com filhos, pode ser um desafio para qualquer pessoa, mas especialmente para adultos com TDAH.
Muitas pessoas com TDAH relatam que as dicas tradicionais de produtividade que as pessoas neurotípicas usam não são úteis para elas. Por esse motivo, pode ser útil aprender estratégias de gerenciamento de pessoas que também têm TDAH. Pessoas com TDAH relatam que isso ajuda:
Para lembrar de tarefas, também pode ajudar:
Se uma pessoa achar desafiador implementar essas mudanças por conta própria, contar com a ajuda de um amigo, parceiro ou membro da família pode ser benéfico.
NUTRIÇÃO
Uma revisão sistemática de 2022 afirma que há evidências limitadas de que a dieta pode ajudar adultos com TDAH. Muitos fatores podem influenciar os sintomas do TDAH, o que dificulta testar o impacto da dieta sozinha.
No entanto, alguns estudos anteriores descobriram que algumas dietas equilibradas, como as dietas mediterrânea e DASH, estão ligadas a sintomas reduzidos de TDAH em crianças.
Também há evidências de que pessoas com TDAH podem ser mais propensas a deficiências de vitaminas e minerais. Por exemplo, um estudo mais antigo de 2016 descobriu que pessoas com diagnóstico de TDAH tinham maior probabilidade de ter deficiências de Vitamina B2, Vitamina B6 e Vitamina B9.
Não está claro se isso desempenha um papel no desenvolvimento do TDAH ou se é resultado de hábitos alimentares irregulares. No entanto, os pesquisadores observaram que os sintomas tendiam a ser mais graves em pessoas com deficiências de vitamina B2 e B6, o que sugere que abordar deficiências de nutrientes pode ajudar.
De acordo com uma revisão de 2018, também há evidências de que ácidos graxos poli-insaturados, como ômega-3, podem ter um pequeno efeito sobre os sintomas do TDAH.
PSICOTERAPIA
A psicoterapia não é a cura para o TDAH. No entanto, pode ajudar uma pessoa a aprender habilidades de enfrentamento, regular emoções ou lidar com o impacto do estigma em torno da condição.
A terapia também pode ajudar com baixa autoestima, dificuldades nos relacionamentos e muito mais. As pessoas podem achar útil procurar um terapeuta com experiência em ajudar aqueles com TDAH e que compreenda a neurodiversidade. Para apoio entre pares, existem muitos grupos de apoio online e presenciais, onde adultos com TDAH podem encontrar pessoas que compartilham experiências semelhantes.
O que funciona para cada indivíduo pode variar, então as pessoas podem achar útil experimentar cada nova estratégia uma de cada vez. Isso pode dar a elas uma ideia do que funciona para elas. No entanto, qualquer pessoa que esteja tendo dificuldades com seus sintomas ou com sua saúde mental deve falar com um profissional médico sobre opções de tratamento.
Safai, Y. (2023). How adults can manage ADHD without medication. Medical News Today. https://www.medicalnewstoday.com/articles/how-to-manage-adhd-without-medication-for-adults
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!