Já falamos sobre os efeitos nos trabalhadores de um final de semana de 3 dias. Nessa mesma linha, o Reino Unido tem descoberto o que foi anunciado como a maior experiência baseada neste modelo de trabalho – semana de trabalho de quatro dias.
A maioria dos empregadores que participou do projeto afirma ter observado níveis de produtividade mantidos, além de melhorias na retenção de funcionários e no bem-estar. A receita das empresas permaneceu amplamente a mesma, houve uma redução de 65% no número de dias de doença e 71% dos funcionários relataram níveis mais baixos de esgotamento.
O projeto-piloto ocorreu entre junho e dezembro de 2022 e foi baseado no modelo 100-80-100: isso significa que os trabalhadores receberam 100% de salário por trabalhar 80% das horas anteriores em troca do compromisso de manter 100% de produtividade.
Das 61 empresas que participaram, 56 afirmam que continuarão testando a semana de trabalho de quatro dias após o piloto, enquanto 18 afirmam que farão a mudança permanentemente.
A maioria das empresas que participaram do teste da semana de trabalho de quatro dias planeja continuar com a política. Cerca de 2.900 funcionários participaram do teste em setores que vão desde marketing e publicidade até finanças, manufatura digital e varejo de alimentos.
O projeto foi conduzido pela 4 Day Week Global em parceria com a Autonomy, a Campanha da Semana de Trabalho de Quatro Dias e pesquisadores da Universidade de Cambridge e Boston College.
“Este é um momento importante para o movimento em direção à semana de trabalho de quatro dias. Em uma ampla variedade de setores diferentes da economia, esses resultados incríveis mostram que a semana de quatro dias sem perda de salário realmente funciona”, afirma Joe Ryle, Diretor da Campanha da Semana de Trabalho de Quatro Dias.
PRÓS E CONTRAS DA SEMANA DE TRABALHO DE 4 DIAS
Mais de 80% das pessoas no Reino Unido prefeririam uma semana de trabalho de quatro dias, de acordo com uma pesquisa de 2021 da empresa de recrutamento Reed. Ela lista as vantagens do modelo de quatro dias como:
No entanto, também existem algumas desvantagens potenciais da semana de trabalho de quatro dias, conforme a agência de recrutamento:
EXPERIMENTOS AO REDOR DO MUNDO
Bélgica: Os funcionários belgas recentemente conquistaram o direito de trabalhar uma semana completa em quatro dias sem perda de salário. As pessoas poderão decidir se desejam trabalhar quatro ou cinco dias por semana.
Nova Zelândia: A gigante de bens de consumo Unilever afirma que, após resultados encorajadores de um piloto de 18 meses na Nova Zelândia, está expandindo um teste de semana de trabalho de quatro dias para seus negócios na Austrália. “O teste na Nova Zelândia mostrou resultados sólidos em relação às metas de negócios, incluindo crescimento da receita, com a grande maioria dos funcionários relatando maior engajamento e uma queda de 34% no absenteísmo”, afirmou a empresa.
Islândia: O país realizou um teste de semana de trabalho de quatro dias entre 2015 e 2019. Descobriu-se que o bem-estar dos 2.500 trabalhadores que participaram aumentou em termos de saúde e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
A demanda por uma semana de trabalho mais condensada também parece ser forte nos Estados Unidos. Uma pesquisa de 2019 com 36.000 americanos realizada pelo YouGov America descobriu que dois terços dos entrevistados prefeririam uma semana de trabalho de quatro dias – independentemente de isso significar mais horas de trabalho nesses dias.
A semana de cinco dias é geralmente creditada a Henry Ford, que em 1914 propôs que a produção de carros passasse de uma escala de trabalho de seis dias para cinco dias. A criação de sindicatos no século XX ajudou a estabelecer a semana de cinco dias e dois dias de descanso como a norma.
As semanas de trabalho de quatro dias se tornaram três vezes mais comuns nos Estados Unidos entre 1973 e 2018, com um adicional de 8 milhões de funcionários trabalhando nesse padrão, de acordo com pesquisas do Instituto de Economia do Trabalho IZA. O aumento não se deveu a mudanças na demografia ou estruturas industriais, mas sim às preferências de trabalhadores e empregadores, observa o estudo.
A tradicional semana de trabalho das nove às cinco, de cinco dias, “parece mais antiquada do que um Ford Model T”, afirmou Jonas Prising, Presidente e CEO da Manpower Group, na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, em maio de 2022.
Todos os sinais indicam uma evolução do trabalho, acrescentou ele, destacando a necessidade de as empresas ouvirem, aprenderem e se adaptarem ao que os funcionários desejam. Ele acredita que a semana de trabalho de quatro dias é a mais recente mudança positiva nessa área.
World Economic Forum. (2023). The world’s biggest trial of the four day work week has come to an end. These are the results. https://www.weforum.org/agenda/2023/03/four-day-work-week-uk-trial/
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!