Julio Gonçalves

Conteúdo escrito por Jennifer Craco

Pessoas extrovertidas tendem a sofrer menos com depressão, ansiedade e outros tipos de problemas de saúde mental. Isso mesmo: foi o que descobriu uma pesquisa recente envolvendo 441 pessoas na Finlândia, que receberam testes de personalidade, depressão e ansiedade. Por outro lado, há um outro traço de personalidade mais fortemente relacionado às problemáticas de saúde mental – o neuroticismo. 

O neuroticismo é caracterizado por instabilidade emocional, auto-consciência e ansiedade, enquanto a extroversão tem mais a ver com energia e dominância. E, surpreendentemente, pessoas que são neuróticas e também introvertidas têm ainda mais chance de desenvolverem ansiedade e depressão!

Mas por que isso ocorre? Os extrovertidos tendem a gostar da companhia de outras pessoas, comumente estão cheios de energia e costumam ser bastante falantes. Estar perto de outras pessoas dá energia a eles, que têm uma tendência a se sentirem, inclusive, entediados quando estão sozinhos. É mais uma prova de como nossa personalidade e alguns transtornos mentais estão fortemente interligados, não é mesmo?

Dean, J. (2023, April 21). The Personality Trait Linked To Lower Depression Risk. PsyBlog. https://www.spring.org.uk/2023/04/personality-low.php

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Victória Volpato
5 meses atrás

Bem bacana o texto! Eu li um estudo de revisão sistemática que faz a associação dos tipos de personalidade com transtornos mentais. Pelo que entendi na conclusão o fator Neuroticismo se relaciona a/é preditor para VÁRIOS transtornos afetivos e que trabalhar em cima do neuroticismo desses pacientes é uma excelente estratégia protetiva! Já a extroversão tem fortes correlações com a menor chance de transtorno depressivo maior, devido ao suporte social, logo uma estratégia aconselhável seria tentar aumentar a predominância desse fator em pacientes com alto neuroticismo.

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165032721002871

Rolar para cima