Julio Gonçalves

Conteúdo escrito por Júlio Gonçalves e Jennifer Craco

Você tem sentido que o celular ocupa mais tempo nos seus dias do que deveria? Quando vê, percebe que está há horas descendo pelo feed de algum aplicativo, vendo posts e vídeos, e se sente preso em um ciclo interminável? Pois é, você não está sozinho. Na realidade, o Brasil é o 2º lugar no mundo com maior tempo de tela.

Mas se isso é algo que você quer mudar daqui em diante, vale a pena dar uma conferida nestas 7 dicas que um artigo da The Conversation disponibilizou para a gente.

  • Pratique deixar seu celular de lado de forma consciente. Deixe-o fora do seu alcance de visão – principalmente à noite! É ideal banir o celular do seu quarto, comprar um relógio que tenha um alarme (para evitar que você precise usar o do celular e, consequentemente, passe horas descendo nas redes sociais na noite anterior), e tente evitar mexer no celular enquanto estiver assistindo televisão ou fazendo outras coisas. Esses tempos postei uma adaptação de recurso para limitar acesso às redes sociais em momentos pré-definidos, talvez isso te ajude! Uma tarefa por vez, ok? 
  • Crie limites de tempo de tela. Olhar demais para uma tela pode dar dor de cabeça. Tente ser mais consciente da maneira como você tem usado o celular. Você pode até usar recursos como a leitura em voz alta, que permite que você acompanhe alguns conteúdos sem precisar ficar olhando para a tela. 
  • Pare de permitir distrações digitais. Quando quiser focar em alguma tarefa, desative as notificações e desligue os alertas do celular. Apenas ter um aparelho por perto (mesmo que não esteja tocando ou vibrando) já prejudica sua performance, então cuidado.
  • Agende um horário sem aparelhos digitais. Leia um livro, dê uma volta na quadra, recupere aqueles seus hobbies antigos: faça algo que não seja apenas permanecer no celular. Essa sobrecarga à qual estamos expostos nos smartphones pode inclusive facilitar o surgimento de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
  • Torne as telas mais “fáceis” para os olhos. Filtros de luz azul, redução do brilho da tela… tente usar de estratégias para não machucar os olhos enquanto utiliza aparelhos digitais. Caso tenha um trabalho a fazer, prefira telas maiores, que tenham uma visibilidade melhor. 
  • Retome o controle do caos da sobrecarga de informações. Organize seus aparelhos para utilizá-los de forma mais eficiente. Tenha noção de quanto tempo você gasta neles por dia, e em que tipo de aplicativos ou sites. Há alguns apps (e funções do próprio sistema do celular) que permitem que vejamos quantas horas diárias passamos no smartphone – e garanto que o resultado disso é, muitas vezes, assustador.
  • Sente-se direito enquanto estiver digitalmente engajado. Não machuque seu pescoço ou sua coluna! Mantenha uma boa postura, alongue-se e faça exercícios físicos com frequência.
Um cálculo simples: use o celular 5 horas por dia por 365 dias e perca 5 anos de vida! Muito tempo, né? Os aparelhos eletrônicos existem para nos ajudar, mas não para substituir outras coisas importantes da nossa vida. Por isso, é importante que consigamos recuperar um senso de controle sobre eles!

Levy, P. (2023, April 12). Seven tips for a healthier relationship with your phone. The Conversation. https://theconversation.com/seven-tips-for-a-healthier-relationship-with-your-phone-202215

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários