Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Você é do tipo que divide a conta bancária com seu amado ou cada um tem sua própria organização financeira?
Estudos antigos já demonstravam que casais com contas conjuntas tendem a ser mais felizes, mas este é o primeiro estudo que nos mostra uma relação de causa e efeito: não apenas os casais com contas conjuntas têm melhores relacionamentos, mas eles também discutem menos sobre dinheiro e se sentem mais positivos com a forma como as finanças da casa são geridas!
A pesquisa acompanhou 230 casais ao longo de dois anos enquanto eles começavam suas vidas de casados. Todos eles estavam noivos ou recém-casados e esse era seu primeiro casamento.
Alguns casais foram, então, aleatoriamente orientados a separar suas contas bancárias, enquanto outros foram instruídos a abrir uma conta conjunta. Um terceiro grupo pôde decidir sozinho.
Dois anos depois, os casais com contas conjuntas tinham uma qualidade de relacionamento significativamente maior. E por quê? Uma das responsáveis pela pesquisa elucida: unir contas promove um maior alinhamento financeiro, transparência e compreensão comunitária do casamento – que foca no “nós”, e não apenas no “eu”.
Por fim, com contas separadas, os indivíduos no relacionamento também compreendem que é mais fácil abandonar o casamento.
Indiana University. (2023, May 6). Sharing Bank Accounts May Keep Love Alive. ScienceBlog. https://scienceblog.com/537711/sharing-bank-accounts-may-keep-love-alive/
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!