Conteúdo escrito por Jennifer Craco
A causa número um de perda de memória é… envelhecer. É um processo natural, infelizmente, mas há três coisas que podemos fazer para retardar um pouco essa perda de memória gradual:
1. Se alimentar seguindo uma dieta anti-inflamatória e saudável para o nosso coração;
2. Dormir o suficiente;
3. Exercitar-se com regularidade.
Não é de hoje que reconhecemos a importância da dieta, do sono e dos exercícios físicos, mas a cada dia surgem novos estudos sobre o assunto. Desta vez, mencionamos uma pesquisa que analisou os processos de inflamação crônica no nosso corpo, e descobriu que a inflamação na meia-idade é relacionada a problemas de cognição e memória no futuro.
Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores analisaram mais de doze mil pessoas ao longo de cerca de vinte anos, e todos realizavam exames de sangue para marcadores de inflamação. Aqueles com os maiores níveis inflamatórios acabaram por ter escores 8% piores em testes cognitivos do que os que tinham os menores níveis.
Mas como saber se meu corpo está inflamado? Alguns dos sintomas podem ser problemas intestinais, fadiga constante e dores nas articulações. Se você se identificou, talvez deveria começar hoje aquela academia que você sempre deixa para a semana que vem 😉
Dean, J. (2023). The #1 Cause Of Memory Loss And 3 Proven Ways To Avoid It. PsyBlog. https://www.spring.org.uk/2023/06/avoid-mem-loss.php
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!