Conteúdo escrito por Jennifer Craco
Você certamente já deve ter ouvido que, se não tiver algo bom a dizer sobre alguém, então é melhor não falar nada. Quatro estudos recentes envolvendo centenas de pessoas abordaram mais a fundo essa questão e descobriram que dizer coisas agradáveis sobre outras pessoas ao conversar com um conhecido reflete positivamente em sua própria personalidade. Ou seja: se você descrever outra pessoa como genuína e gentil, seu conhecido assumirá que você também é genuíno e gentil.
As coisas que você diz sobre outras pessoas são “transferidas” para você; portanto, para fazer com que a pessoa com quem você está conversando goste mais de você, diga coisas agradáveis sobre os outros. Por outro lado, se você gosta de falar mal dos outros, as pessoas ao seu redor talvez pensem que você tem os traços negativos que atribui aos outros.
Esse é um fenômeno curioso chamado “transferência espontânea de traços”, e funciona até mesmo quando as pessoas sabem que os traços não se aplicam a você. Por exemplo, você é uma pessoa legal e seu amigo sabe disso; mas, caso você comece a descrever outra pessoa como trapaceira e mentirosa, isso é suficiente para que seu amigo pense que você é trapaceiro e mentiroso – mesmo sabendo que não é!
Mas, como muitas coisas na psicologia, essa transferência não acontece de forma lógica – na verdade, é um processo associativo puramente inconsciente. Esse fenômeno, por fim, acaba indicando que podemos fazer com que outras pessoas pensem determinadas coisas de nós mesmos simplesmente falando sobre outras pessoas que possuem os traços desejados. Por fim, falar bem de outras pessoas também nos faz bem 🙂
Dean, J. (2023, June 18). An Easy Way To Instantly Make People Like You. PsyBlog. https://www.spring.org.uk/2023/06/make-people-l.php
Quer fazer ciência na psicologia? Compartilhe, comente, critique e indique estudos para construirmos uma psicologia cada vez mais sólida e confiável. Vamos avançar juntos!