Julio Gonçalves

Conteúdo escrito por Jennifer Craco

Tente fazer esse exercício: escreva sobre a última discussão que teve com sua parceira(o) por meio de uma perspectiva neutra. Depois, tente imaginar que essa “pessoa neutra” quer o melhor para vocês dois. 

Uma nova pesquisa sugere que você consegue ter resultados impressionantes se fizer isso apenas três vezes ao ano. Usar esse lugar de neutralidade ajuda as pessoas a ver uma situação de maneira diferente, o que pode ajudá-las a se sentirem mais satisfeitas com seu casamento. 

Os psicólogos chamam isso de reavaliação, e pode ser a resposta para prevenir que os casais percam o amor que sentem um pelo outro. Para concluir isso, o estudo acompanhou 120 casais por mais de dois anos: no primeiro ano, eles apenas analisaram a satisfação dos sujeitos com seus relacionamentos; já no segundo ano, metade dos casais foram solicitados a fazer o exercício de escrita (que dura apenas sete minutos) por 3 vezes. 

Os casais continuaram brigando tanto quanto antes, mas algo mudou – aqueles que haviam feito os exercícios não se afetaram tão negativamente por essas brigas. Como se ainda fosse pouco, não apenas a satisfação do casal aumentou; mas, também, houve melhoras no desejo sexual e na paixão. São apenas 7 minutos, mas um investimento e tanto!

Finkel, E. J., Slotter, E. B., Luchies, L. B., Walton, G. M., & Gross, J. J. (2013). A Brief Intervention to Promote Conflict Reappraisal Preserves Marital Quality Over Time. Psychological Science, 24(8), 1595–1601. https://doi.org/10.1177/0956797612474938

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários